Histórico do MEJ

O Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), na forma atualmente existente, foi fundado em 1962. Mas sua origem remonta a 1844, data do nascimento do Apostolado da Oração (AO).

O Fundador do AO, Pe. Francisco Xavier Gautrelet, SJ, em meados do s. XIX na França, interessou-se em aproveitar o valor apostólico da oração das crianças e formou um grupo chamado “Milícia do Papa”, incorporado posteriormente ao AO pelo seu discípulo, Pe. Henry Ramière, SJ. Este mesmo padre funda logo a primeira Cruzada Eucarística para fomentar entre jovens e adultos a comunhão freqüente.

Mas foi só em 1914, no Congresso Eucarístico de Lourdes, que surgiu a idéia da Cruzada Eucarística Internacional para atender aos desejos do Papa Pio X de promover a comunhão freqüente entre as crianças. Em 1915, no Colégio Tívoli, dos jesuítas de Bordéus, nasce a primeira Cruzada Eucarística para rapazes. Após a primeira guerra mundial a Cruzada Eucarística se expande pelo mundo todo, inclusive o Brasil.

Com o motivo da peregrinação a Roma da Cruzada Eucarística da França em 1960, o Papa João XXIII, que tinha sido Delegado Apostólico da Santa Sé na Turquia, ao dirigir-se na sua alocução aos jovens peregrinos, evita o nome “Cruzada” e fala em “Movimento Eucarístico”. A partir daí se impõe, primeiro na França (1962), depois em todo o mundo, o nome de Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que passará a ter uma feição pós-conciliar e moderna.

No Brasil, após amplas consultas, muito estudo e reflexão, o Secretariado Nacional do AO resolveu adotar oficialmente a nova denominação, em progressiva e gradual substituição à antiga e tradicional. Em 1980 Edições Loyola publicava a primeira edição do Manual do MEJ, que irá substituir as Normas para a Cruzada Eucarística, aprovadas por Pio XII em 1958 e publicadas no Brasil em 1963. Importantes mudanças foram introduzidas, inclusive ampliando a faixa etária para jovens a partir de 16 anos.

Em 2015, o MEJ ganha novo vigor a partir das comemorações do Centenário, com um encontro mundial em Roma.

Atualmente, o MEJ convida adolescentes e jovens a partir de 11 anos de idade, preferencialmente que já tenham recebido a Primeira Eucaristia.